Setor Privado

Sindipetro e Paraná Xisto debatem cláusulas econômicas do ACT e jornada em turno

Representantes do Sindipetro PR e SC e da Paraná Xisto estiveram reunidos na última sexta-feira (3), na Sede do Sindicato, em Curitiba, para tratar da negociação das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2023/2025) e da jornada em turno ininterrupto de revezamento, entre outros.

Em relação à data-base, os dirigentes sindicais cobraram que seja mantida para 1º de março. A empresa concordou e os reajustes nos salários e benefícios econômicos, que estão em negociação, serão retroativos àquela data.

A proposta de aumento salarial apresentada pelo Sindicato é constituída pela recomposição da inflação pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), acumulado em 4,5% (abril de 2023 a março de 2024) mais 5% de ganho real. Os representantes da empresa responderam que irão avaliar e responderão na próxima reunião, que deve acontecer na última semana deste mês de maio. Também disseram que já reajustaram os salários de todos os técnicos do nível 1, cerca de 80 pessoas, pelo índice de 3,98% em março. O Sindicato ressalta que busca não apenas a recomposição da inflação, como ganho real salarial para todos os técnicos industriais da Paraná Xisto.

Durante a reunião também foi tratado sobre o acordo da jornada de 12 horas do regime de turno. A assessoria jurídica do Sindicato fará as alterações na proposta conforme os consensos estabelecidos entre as partes na negociação. Em seguida, o Sindicato irá apresentar o teor do acordo para que os trabalhadores decidam em assembleia. Se for aceito, será válido até 1º de dezembro, quando a 5ª turma do turno deverá ser implementada, conforme estabelece o ACT 2023/2024 da Paraná Xisto.

Cabe destacar que em dezembro o Sindipetro convocará novamente os trabalhadores em regime de turno da Paraná Xisto para debater se preferem permanecer na jornada de 12h ou migrar para 8h, bem como definir o modelo de tabela a ser seguido.

Por fim, os dirigentes sindicais questionaram sobre o pagamento irregular de horas extras, férias, 13º salário e descanso semanal remunerado. A empresa ficou de avaliar os erros e dará uma resposta ao Sindicato na próxima reunião.

Ainda durante o encontro, o novo secretário do setor privado do Sindipetro PR e SC, Thiago Olivetti, foi apresentado à comissão de negociação da empresa. Além dele, participaram os dirigentes sindicais João Felchak e Luciano Zanetti, o assessor Paulo Antunes e o advogado Christian Mañas. Por parte da Paraná Xisto, estavam presentes o gerente de gente e gestão, Jason Abrahão Coelho; o gerente de compliance, Sérgio Santiago; e os consultores Cláudio Rogério Benedet e Antonio Daniel Violante.