Setor Privado

Sindipetro protocolou a pauta de reivindicações dos trabalhadores da Paraná Xisto para o ACT 2025/2027

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina entregou, em 16 de abril, a pauta de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da Paraná Xisto para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2027 à gestão da empresa. Neste ano, a negociação será de pauta cheia, o que significa que tanto as cláusulas econômicas quanto as sociais estarão em discussão.

A pauta foi construída a partir das reuniões de Bate-Papo Sindical com os trabalhadores e representa o anseio coletivo da categoria, com propostas criadas a partir da realidade e das necessidades dos trabalhadores. Além disso, o documento passou por criteriosa análise da assessoria jurídica e dos dirigentes sindicais.

Entre as principais reivindicações estão o reajuste salarial de 10,9%, que considera o aumento do salário mínimo nacional (7,5%) acrescido de um ganho real de 3,4% — resultado do crescimento do PIB em 2024. O mesmo índice é colocado para a recomposição dos demais benefícios econômicos, como o vale alimentação e vale combustível.

Também consta na pauta a regulamentação do sobreaviso parcial, garantindo remuneração justa para quem permanece à disposição da empresa fora do horário normal de trabalho, com remuneração no valor de 1/3 da hora normal (salário básico + periculosidade).

Outros pontos de destaque são a implementação do Plano de Carreira com avaliações de desempenho, regramento do banco de horas, a ampliação da licença-paternidade para 30 dias, a valorização dos brigadistas, implantação do benefício educacional para os trabalhadores estabelecido no ACT 2023/2025, o aumento do valor do seguro de vida e o pagamento dos benefícios econômicos também durante os períodos de férias.

“Nosso objetivo é avançar na construção de condições de trabalho mais dignas, com reconhecimento e valorização para todos e todas que dedicam seu esforço diariamente à Paraná Xisto. A unidade da categoria será fundamental para fortalecer essa caminhada rumo à conquista de um ACT robusta”, desta Thiago Olivetti, secretário do setor privado do Sindipetro PR e SC.

A expectativa agora é que a empresa analise a pauta e apresente em breve um calendário de reuniões de negociação do ACT. O Sindipetro PR e SC seguirá atento e atuante, defendendo com firmeza os interesses da categoria.