Sindipetro se reuniu com autoridades de São Mateus do Sul e entregou pauta de reivindicações

Em encontro com prefeita, secretário municipal e presidente da Câmara, os petroleiros solicitaram audiência pública para discutir a situação da Usina do Xisto (SIX)

No último dia 18 de fevereiro, representantes do Sindipetro PR e SC se reuniram com autoridades de São Mateus do Sul e entregaram pauta de reivindicações em nome dos petroleiros e da comunidade local. Participaram do encontro Fernanda Sardanha (prefeita de São Mateus do Sul), Carlos Roberto Chaves (secretário municipal de indústria e comércio) e Omar Raimundo Picheth Neto (presidente da Câmara de Vereadores), além de Mario Dal Zot e Rafael Palenske representando o sindicato.

Os trabalhadores cobraram providências e questionaram as autoridades municipais e a administração da SIX sobre a segurança da comunidade no entorno da fábrica. Outro ponto foi em relação ao meio ambiente, principalmente sobre o mau cheiro emitido pela unidade, a contaminação do solo abaixo do tanque de lona e o alerta sobre as condições da represa ao lado do Clube dos Empregados Da Petrobras (CEPE).

Para o Sindipetro, várias audiências públicas são necessárias para debater o futuro da SIX e da cidade de São Mateus do Sul. É a economia da região que está em jogo e centenas de empregos. Os petroleiros irão expor as situações estruturais na unidade, como a questão do sucateamento, a possibilidade de hibernação da Usina e a permanência do CEPE como um ambiente de uso comunitário.

:: LEIA TAMBÉM > Aprovação de greve é tema de assembleias na SIX.