Sexta, 15 Janeiro 2021 19:09

Trabalhador da Usina do Xisto morre vítima da covid-19

É com tristeza que o Sindipetro PR e SC noticia o falecimento do são-mateuense Ederson Luiz de Lima, conhecido como Bigo

Este é o primeiro registro de morte por covid-19 na Usina do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul. Bigo era caldeireiro, trabalhava na manutenção e era uma figura presente nas paradas da fábrica. Querido por todos, deixa mulher, dois filhos e um neto. O trabalhador estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital São Lucas, em Campo Largo. O Sindicato e toda categoria petroleira se solidarizam com familiares e amigos.

E ao mesmo tempo em que recebemos uma notícia devastadora, mais casos se confirmam em todo o país. São Mateus do Sul não foge desta triste regra e na SIX, fábrica que soma aproximadamente quatro mil trabalhadores (1 mil diretos e 3 mil indiretos), há risco de contaminação em massa.

Isso porque denúncias que chegam ao Sindipetro PR e SC tratam de diversos descumprimento de protocolos de segurança tanto do Governo do Paraná como da Organização Mundial da Saúde (OMS), exemplo disso é desrespeito ao distanciamento social no transporte (ônibus) e na área de refeitório, também há relatos de trabalhadores aglomerados durante atividades na unidade.

O Sindipetro PR e SC defende que a administração da SIX intensifique as medidas de prevenção para eliminar o risco de contaminação. Faça também acompanhamento minucioso de todas e todos os trabalhadores suspeitos, seus familiares e os que tiveram contato com eles.

Canal de Denúncia

O Sindipetro reforça a necessidade de que todos sigam as recomendações de segurança e prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. Também mantém sua postura de vigilância na pandemia e atua no sentido de preservar a saúde de todos. Qualquer informação que envolva o tema nas bases do Sistema Petrobrás no Paraná e Santa Catarina pode ser encaminhada ao e-mail denuncia@sindipetroprsc.org.br, pelo telefone (41) 3332-4554 ou ser tratada diretamente com os dirigentes sindicais.

Por Regis Luís Cardoso.

Última modificação em Sexta, 15 Janeiro 2021 19:55