Terça é dia de defender a SIX

Audiência pública da ANP em São Mateus do Sul vai debater o acordo dos royalties que pode abrir caminho para a privatização da Usina do Xisto. Será às 14h, no Salão da Igreja Matriz.

Todo petroleiro e cidadão de São Mateus do Sul que sabe da importância da Usina do Xisto (SIX) para o município tem um compromisso marcado nesta terça-feira (09). A audiência pública da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que vai debater a minuta do acordo com a Petrobrás para o pagamento dos royalties devidos à cidade e ao Paraná, referentes ao período entre 2002 e 2012, acontece às 14h00, no Salão da Igreja Matriz.

O valor atual devido pela Petrobras gira em torno de R$ 1 bilhão. Apenas para São Mateus do Sul seriam destinados cerca de R$ 300 milhões. O acordo permitirá que a dívida seja saldada em R$ 559 milhões, ou seja, com desconto de quase 50%. Dessa forma, o município deixaria de receber cerca de R$ 160 milhões.

Para além disso, o acordo abriria o caminho para a privatização da SIX. Por isso a pressa da direção bolsonarista da Petrobrás em buscar uma solução para a dívida dos royalties.

É sempre bom lembrar que a Usina do Xisto é a maior geradora de recursos para São Mateus do Sul, sendo responsável por aproximadamente 50% do ICMS arrecadado pelo município. A unidade também processa todo o lixo produzido na cidade e ainda fornece pedras oriundas da mineração para as obras públicas. Tudo isso com responsabilidade ambiental, algo impensável em uma gestão privada da unidade.

A SIX é patrimônio do povo sãomateuense e brasileiro. Lutar contra a sua privatização é tarefa de todos nós!

:: Serviço

Audiência Pública da ANP sobre o acordo dos royalties da SIX

Quando? Terça-feira, dia 09 de novembro de 2021

Local: Salão da Igreja Matriz de São Mateus do Sul