Toda extensão de jornada do turno na Repar deve ser denunciada

Sindicato pede que as turneiras e turneiros da refinaria informem qualquer caso de prorrogação da jornada de trabalho.

Davi Macedo – Sindipetro PR e SC

Em 17 de janeiro, a gestão da Repar fez nova alteração ilegal na jornada das trabalhadoras e trabalhadores do regime de turno ininterrupto de revezamento, com a aplicação unilateral de tabela de 12 horas, diferente daquela que foi aprovada pela categoria em longo processo de debate.

A mudança irregular de tabela de turno, sem qualquer tipo de negociação com o Sindicato, é prática recorrente da gestão da refinaria. No início da pandemia (março/2020), a empresa alterou a jornada do turno de 8h para 12h por conta própria. Outra situação foi durante a última parada de manutenção da Repar (abril/2021), quando a empresa impôs jornadas diferenciadas a certos grupos e setores, inclusive suprimindo folgas dos trabalhadores. À época, a assessoria jurídica do Sindipetro PR e SC elaborou um parecer no qual demonstrou a ilegalidade.

Além de manter uma jornada longa e exaustiva, a gestão ainda abusa da prática de horas extras, em consequência da falta de efetivo de trabalhadores próprios(as) na unidade. A Repar já chegou a ter aproximadamente mil petroleiros diretos, mas atualmente esse número não passa de setecentos, ou seja, uma redução de mais de 30% do efetivo.

A carência de efetivo somada às longas jornadas colocam os trabalhadores, as instalações e a comunidade do entorno da Repar em perigo, dado o alto risco das atividades desenvolvidas na refinaria.

Diante dessa situação, o Sindipetro Paraná e Santa Catarina orienta que os petroleiros da Repar denunciem todo caso de extensão de jornada ou dobras pelos canais abaixo:

Sindipetro PR e SC

Dirigentes sindicais de base

Tel: 41 3332-4554

E-mail denuncia@sindipetroprsc.org.br

Secretaria Especial do Trabalho

E-mail: trabalho.pr@economia.gov.br

Ministério Público do Trabalho (MPT-PR)

Site: https://peticionamento.prt9.mpt.mp.br/denuncia)

APP: Pardal MPT