Categoria petroleira dobrou doações e pode ainda mais

De 63 para 126 em 24h! Os trabalhadores petroleiros atenderam ao chamado da Associação Beneficente Cultural do Petroleiros (ABCP) e intensificaram doações para compra de cargas de gás destinadas à União Solidária em SAMAS (15)

 

A terceira edição da União Solidária acontece sábado (15) em São Mateus do Sul (SAMAS), terra da Usina do Xisto (SIX). É quando trabalhadores do campo e da cidade se unem para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social. Dessa vez serão 120 cargas de gás e 4 toneladas de alimentos, para ajudar no combate à Covid-19, distribuídas na Vila Bom Jesus, Vila Nova e Vila Verde ao longo da manhã.

 

No Desafio da Solidariedade os petroleiros contribuem para o enfrentamento dos problemas causados pelo novo coronavírus. A ABCP já está mapeando as próximas ações e é preciso continuar com as doações. Na terceira edição da União Solidária a categoria tem até às 21h de sexta-feira (14) para somar.

 

União Solidária em SAMAS

 

A união dos trabalhadores do campo e da cidade tem feito a diferença na sociedade. Entregas de itens essenciais, como cargas de gás de cozinha e toneladas de alimentos frutos da reforma agrária e da agricultura familiar, salvam vidas. É uma iniciativa do Sindipetro PR e SC e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

 

Somam nesta ação: Cooperativa de Famílias de Agricultores Ecológicos de São Mateus do Sul (Cofaeco); a Cooperativa Mista Triunfense dos Agricultores e Agricultoras Familiares (Coaftril); Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (Cafpal); o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR/SAMAS); a App Sindicato de São Mateus do Sul; e a Cooperativa Terra Livre.

 

Sexta-feira (14)

 

Além das doações já garantidas, a coordenação da atividade recebe alimentos e itens essenciais de higiene na sede do Sindipetro PR e SC (Rua Paulino Vaz da Silva, nº 535, ao lado da igreja matriz de São Mateus do Sul) até às 12h. Já no início da tarde, acontece a montagem dos kits de doações também no sindicato.

 

Depois, às 17h, o padre Sidnei José Reitz, da Paróquia Perpétuo Socorro de São Mateus do Sul, fará a benção dos itens. A mobilização continua a noite, às 20h, com uma live conduzida por Gustavo Castro e participação de cantores locais.  

 

 

Ações solidárias

 

Esta é a terceira União Solidária. A primeira aconteceu no dia 13 de junho, em Curitiba, quando foram partilhadas 520 cargas de gás e 15 toneladas de alimentos. A segunda ocorreu no dia 1º de agosto, com a distribuição de 400 cargas de gás e 28 toneladas de alimentos em Curitiba, Araucária e Campo Magro.

 

Os assentamentos e acampamentos do MST estão em campanha nacional de solidariedade desde o início da pandemia da Covid-19 em abril. No Paraná, as doações chegaram a 400 toneladas de alimentos no último sábado. Em Curitiba, 10.500 marmitas já foram produzidas e distribuídas pelo MST, em parceria com coletivos, campanhas e movimentos urbanos.

 

Participe do Desafio da Solidariedade!

 

Bora fortalecer? Já batemos a meta das 120 cargas, agora temos que dobrá-la. Quem ganha é a sociedade!

 

Faça o bem!

 

:: Banco do Brasil

   Agência: 5044-X

   Conta Corrente: 371-9

   CNPJ 80.043.045/0001-82

 

:: Caixa Econômica Federal (CEF)

   Agência: 0369

   Conta Corrente: 00005048-4

   CNPJ 80.043.045/0001-82

 

 

Com informações: Sindipetro PR e SC e MST PR.