Debates setorizados precedem o XVI CONFUP

A abertura do XVI CONFUP só acontece às 20 horas desta quinta-feira (14), mas os debates já estão acontecendo nos salões de convenção do Hotel Pirâmide, em Natal-RN, cidade que recebe petroleiros de todo país para preparar a campanha reivindicatória da categoria.

Os participantes que já chegaram à cidade começaram as atividades com discussões setorizadas sobre comunicação, atuação jurídica e formação sindical.

No encontro sobre comunicação, os assessores e dirigentes sindicais da pasta conversaram sobre a política de informação da FUP e acompanharam debate com sobre mídia no Brasil com Venício Lima, jornalista, sociólogo e professor de ciência política e domunicação da UnB (aposentado), e o editor do blog Tijolaço, Fernando Brito.

O encontro nacional jurídico reuniu advogados que atuam junto aos sindicatos de petroleiros e traçou estratégias unificadas de atuação.

Já a reunião sobre formação discutiu os desafios de capacitar novos dirigentes para a atuação no movimento sindical petroleiro.

O XVI CONFUP marca os 21 anos de existência da entidade e reúne cerca de 400 trabalhadores, entre delegados, observadores, convidados e assessorias. O tema desta edição do Congresso é “FUP, 21 anos de lutas: sem retrocesso, pelo Brasil e pelos trabalhadores”. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo site da FUP (www.fup.org.br).

Por dentro do CONFUP
O Congresso Nacional é a instância máxima da organização sindical dos petroleiros das bases da FUP. É neste fórum de deliberação que a categoria define democraticamente a sua pauta de reivindicações e calendários de luta. Os trabalhadores aprovam a tese guia que conduzirá os debates em grupo e na plenária geral. Nos grupos de trabalho, os petroleiros debatem temas relacionados a sindicalismo (campanha reivindicatória do Sistema Petrobrás e organização sindical); previdência e benefícios; saúde segurança e meio ambiente (que também engloba condições de trabalho e efetivos); e setor petróleo (legislação, primeirização/terceirização e campanhas dos trabalhadores do setor privado). A plenária final delibera sobre as propostas e monções encaminhadas pelos grupos de trabalho e planos de luta. O XVI CONFUP elegerá também a nova diretoria colegiada da FUP para o próximo triênio – 2014/2017. A eleição ocorrerá no domingo (17/08), último dia do Congresso.