Empresa que presta serviços na Transferência, Estocagem e Utilidades da SIX não fornece EPIs e uniformes dentro do padrão

Sindicato cobra que uma fiscalização seja realizada, uma Comunicação Sindical (CS) será encaminhada para o gerente geral da Unidade do Xisto exigindo melhorias nas condições de trabalho

Durante essa semana, o Sindipetro PR e SC recebeu várias denúncias de que os trabalhadores e trabalhadoras da empresa CCT Conceitual estão executando suas atividades profissionais, dentro da área industrial da SIX, sem alguns Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs). A empresa presta serviços de mão de obra de operação no setor de Transferência, Estocagem e Utilidades (TEU) da Unidade de Industrialização do Xisto. As queixas também se estendem aos uniformes, que estão fora do padrão e apresentam irregularidades no tamanho e quantidade.

De acordo com o apurado, a empresa CCT Conceitual entregou apenas um uniforme para cada empregado e alguns EPIs que são de uso obrigatório estão em falta. Por diversas vezes, os funcionários da empresa terceirizada tiveram que emprestar seus equipamentos, como as luvas, por exemplo, para outros colegas de função ou até mesmo de trabalhadores próprios da Petrobrás. Em algumas situações, os contratados precisaram realizar trocas de uniformes, já que os mesmos não estavam no padrão exigido.

O Sindipetro PR e SC reitera que os serviços na TEU devem acontecer com os EPIs adequados, além de seguir as diretrizes da Norma Regulamentadora nº 20 (NR-20), que dispõem sobre a execução do trabalho com inflamáveis e combustíveis, e a NR-06 que regula o exercício do trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A CCT Conceitual transcorre 3 meses de contrato no setor de Transferência, Estocagem e Utilidades da SIX, o Sindicato dos Petroleiros cobra que uma fiscalização seja realizada afim de regularizar todas essas pendências e garantir a segurança dos trabalhadores, uma Comunicação Sindical (CS) será encaminhada para o gerente geral da SIX exigindo melhorias nas condições de trabalho desse contrato e das demais empresas contratas.