Greve dos petroleiros atinge unidades do Paraná

A greve dos petroleiros foi iniciada à zero desta sexta-feira (23) e mobiliza a categoria em diversas unidades do Sistema Petrobrás no país. A estratégia aprovada nas assembleias são paralisações a qualquer momento a partir de hoje.

No Paraná, o movimento atingiu a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) e a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR), ambas em Araucária; a Usina do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul; e o Terminal Transpetro de Paranaguá (Tepar). Na Repar, Fafen-PR e Tepar houve corte de rendição do turno de revezamento ininterrupto à zero hora. Já na SIX foi realizado atraso na entrada do expediente.

A categoria protesta contra a proposta da direção ilegítima da Petrobrás para o Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2017. Neste ano deveriam estar em negociação apenas cláusulas econômicas, mas a empresa insiste em querer impor a redução da jornada com diminuição de salários para o regime administrativo dos trabalhadores com horário flexível.

Outro entrave crucial nas negociações é o não-cumprimento do acordo do Adicional por Tempo de Serviço (ATS) na Fafen-PR, firmado ainda em novembro do ano passado.

Os petroleiros também demonstram revolta com a gestão da direção da empresa, cujas ações se resumem a arrochar salários, retirar direitos e vender importantes ativos, ou seja, tenta destruir a Petrobrás, empresa que é patrimônio de todo o povo brasileiro.