Sindipetro pede a juiz da Lava Jato investigação sobre a venda da SIX

Possíveis irregularidades na privatização da unidade de processamento de xisto também são alvo de ações da FUP e Anapetro.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina protocolou nesta segunda-feira (10) um ofício junto à 13ª Vara Federal de Curitiba no qual solicita a investigação da venda da Unidade de Industrialização da Xisto (SIX), localizada em São Mateus do Sul-PR, pela Petrobrás ao grupo canadense Forbes & Manhattan.

O documento é endereçado ao juiz Eduardo Appio, que assumiu em fevereiro a Vara Federal responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato em primeira instância.

O Sindicato fundamenta o requerimento de investigação por parte dos órgãos competentes com a reportagem investigativa do jornalista Leandro Demori que denunciou uma série de possíveis irregularidades envolvendo a Forbes e ex-empregados da SIX, tais como pirataria industrial, prevaricação e vazamento de informações sigilosas.

Entre os ex-empregados, consta o nome de Jorge Hardt Filho, pai da juíza Gabriela Hardt, que substituiu Sergio Moro por determinado período nas ações da Lava Jato. Após se aposentar, ele teria atuado para a Irati Energy, subsidiária da Forbes & Manhattan no Brasil, e para a Engevix, empresa que foi investigada e sentenciada por outras negociações com a Petrobrás.

“Os indícios apontados na reportagem são seríssimos e têm que ser apurados. Se forem comprovadas as irregularidades, os responsáveis devem responder civil e criminalmente por seus atos e consequências. Da mesma forma, provada a lesão ao erário, o contrato de venda da SIX deve ser anulado”, afirma Alexandro Guilherme Jorge, presidente do Sindipetro PR e SC.

Ações no TCU e CVM

A Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobrás (Anapetro) vai entrar com ações na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e no Tribunal de Contas da União (TCU) para averiguar irregularidades na venda da SIX, relativas à pirataria industrial em negócios envolvendo a tecnologia Petrosix.

As medidas da Anapetro se somam à ação judicial impetrada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) com base em denúncias de favorecimento à empreiteira Engevix e à Irati Energy.

Irregularidades na privatização da SIX também estão sob investigação interna da Petrobrás, determinada pelo presidente da companhia, Jean Paul Prates, após a divulgação da reportagem na semana passada.