Venda da SIX é tema de audiência pública da Câmara Federal

Evento acontece na terça-feira (28), a partir das 10h, de forma semipresencial. Participe pelo site e redes sociais da Câmara e proteste contra essa fraude.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados promove na próxima terça-feira (28), às 10h00, a audiência pública extraordinária sobre os “Impactos da venda da Unidade de Industrialização do Xisto no Paraná”.

O evento será realizado de forma semipresencial a partir do Anexo II do Plenário 09 da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. Será possível acompanhar e participar através do link https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/65876 ou pelas redes sociais do Legislativo Nacional.

A audiência é realizada por iniciativa do deputado federal Enio Verri (PT/PR) e contará com a participação de Omar Picheth, presidente da Câmara Municipal de São Mateus do Sul; Mário Dal Zot, presidente da Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (ANAPETRO), além de representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – INEEP.

Dal Zot convoca toda categoria petroleira para acompanhar e protestar contra a venda da SIX. “Trata-se de um crime de lesa-pátria que causa um rombo para o erário, principalmente do Paraná e de São Mateus do Sul. A gestão bolsonarista da Petrobrás fez uma negociata e vendeu uma unidade estratégica e lucrativa por preço de banana. Todo petroleiro e toda petroleira do Paraná tem o dever moral de se manifestar contra essa privatização e essa audiência é mais uma oportunidade para isso”, enfatizou.

A Usina do Xisto, localizada em São Mateus do Sul, a 150 km de Curitiba, é uma unidade do Sistema Petrobrás que registrou lucro aproximado de R$ 300 milhões em 2021, mas foi negociada com o grupo canadense Forbes & Manhattan por US$ 33 milhões, cerca de R$ 170 milhões na cotação atual, em uma operação que beira a ficção cinematográfica, envolvendo fraudes, traição, espionagem industrial e privilégios.

:: Serviço

Audiência Pública

“Impactos da venda da Unidade de Industrialização do Xisto no Paraná”

Quando? 28 de junho, terça-feira, às 10 horas

Onde? Anexo II do Plenário 09 da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. Será possível acompanhar e participar através do link https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/65876 ou pelas redes sociais do Legislativo Nacional.