Desde o mês de setembro a Petrobrás reativou o Benefício Farmácia pelo sistema informatizado, no qual a pessoa digitaliza a receita médica e a nota fiscal e envia para o Serviço Compartilhado. Portanto, não há mais redes de farmácias credenciadas. Compram-se os remédios em qualquer farmácia, paga-se do próprio bolso, pega a nota fiscal e depois solicita o reembolso. Para fazer isso é necessário se cadastrar no “Botão Compartilhado” no site: https://servicoscompartilhados.petrobras.com.br/.
O Serviço Compartilhado da Petrobrás enviará uma senha para o e-mail do cadastrado. Essa senha deverá ser trocada no primeiro acesso. Se isso não for feito poderá ocorrer erro no acesso, cuja mensagem será de “senha expirada”.
Instruções para atualizar “senha expirada” para acessar o Botão Compartilhado
Quando for pedir reembolso do Benefício Farmácia e aparecer mensagem de “senha expirada”, será necessário trocar a senha. Para fazer isso algumas regras devem ser obedecidas. Para atualizar e para trocar a senha acesse o site:
Para trocar a senha é necessário obedecer 8 regras que, se não forem obedecidas, dará “erro de senha”. As regras são:
1) A senha deve conter 8 caracteres alfanuméricos (letras e números);
2) A senha deve começar com letra minúscula;
3) A senha deve conter pelo menos uma letras maiúscula;
4) A senha deve conter pelo menos um número;
5) Os 3 primeiros caracteres da senha não podem ser repetidos;
6) Os 3 primeiros caracteres da senha não podem coincidir com os 3 primeiros caracteres da sua chave (matrícula);
7) A senha não poderá conter caracteres especiais (@ # $ % & * §)
8) A nova senha deverá ser diferente das 8 últimas senhas.
Solicitações de reembolso das compras realizadas entre 16/09/15 e 31/08/16
A partir de 17/10 pode-se pedir o reembolso de medicamentos comprados no período de 16/09/2015 a 31/08/2016. Para permitir o devido tratamento das solicitações e o desembolso para a cobertura destes custos de forma equilibrada, a Petrobrás definiu o seguinte cronograma:
DATA DAS COMPRAS |
PERÍODO PARA SOLICITAÇÃO |
16/09/2015 a 31/10/2015 |
A partir de 17/10/2016 |
01/11/2015 a 31/12/2015 |
A partir de 01/12/2016 |
01/01/2016 a 29/02/2016 |
A partir de 01/01/2017 |
01/03/2015 a 30/04/2016 |
A partir de 01/02/2017 |
01/05/2015 a 30/06/2016 |
A partir de 01/03/2017 |
01/07/2015 a 31/08/2016 |
A partir de 01/04/2017 |
Em função da disponibilização do reembolso acima descrito, os descontos mensais do Benefício Farmácia foram retomados. E, a partir de fevereiro de 2017, a Petrobrás realizará, de forma parcelada, o desconto não efetuado no período de outubro de 2015 a agosto de 2016.
A Petrobrás também informou que as solicitações enviadas até o dia 20 de cada mês e que se encontrem sem pendências serão reembolsadas na folha de pagamento da Petros no mês seguinte.
Auxílio para aposentados e pensionistas
O sistema de reembolsos do Benefício Farmácia exige um pouco de conhecimento em informática, o que pode trazer dificuldades a alguns aposentados e pensionistas. Atento a isso, o Sindicato presta auxílio por meio da assistente social da entidade, a Adriana Aparecida da Silva. Ela atende de segunda à sexta-feira, das 14h00 às 18h00, na Sede de Curitiba e também por telefone (41 – 3332-4554 – Ramal 211).
Além disso, o Sindipetro disponibiliza um espaço com computadores e scanner (espécie de lan house) em sua sede para que a categoria possa utilizar. Outra ação no sentido de capacitar as pessoas que têm dificuldade em utilizar o computador será a realização de um curso de informática básica, voltado aos aposentados e pensionistas, que deve acontecer no primeiro trimestre de 2017.
Conquista histórica
Cabe lembrar que o Benefício Farmácia foi uma conquista de todos os trabalhadores que com muita luta, junto com a FUP e seus sindicatos, conseguiram que ativos, aposentados, pensionistas e seus dependentes tenham tal benefício. Ele garante remédios para o tratamento da saúde. Agora cabe a cada um de nós zelar por esse serviço valioso, aperfeiçoando-o e buscando soluções que deixem os beneficiários cada vez mais satisfeitos.