Espaço dos Aposentados e Pensionistas

Atenção

Petros atende solicitação do Fórum e suspende cobrança de empréstimo para quem paga equacionamentos

Para garantir a suspensão do pagamento dos empréstimos já neste final de ano, os participantes e assistidos dos PPSPs precisam agir rápido e fazer a solicitação até esta sexta, 05 através da área do participante no sitio eletrônico ou aplicativo da Petros

A Petros confirmou que irá suspender a cobrança de três parcelas dos empréstimos para participantes e assistidos dos planos PPSPs que fizerem a solicitação dentro do prazo estipulado. A medida atende a uma reivindicação do Fórum das Entidades em Defesa dos Participantes da Petros, que vinha pressionando por ações emergenciais para reduzir o endividamento dos petroleiros, aposentados e pensionistas que estão sendo impactados pelos descontos dos Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs).

De acordo com a Petros, quem solicitar a suspensão até o dia 05 de dezembro terá três parcelas suspensas, referentes aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Já os participantes que realizarem o pedido entre os dia 06 e 19 de dezembro terão direito à suspensão das parcelas de janeiro, fevereiro e março.

A medida é resultado da mobilização das entidades que integram o Fórum em Defesa dos Participantes da Petros (FUP, FNP, Conttmaf, Fenaspe e Ambep) e representa um importante alívio financeiro para milhares de participantes e assistidos que enfrentam as dificuldades impostas pelos PEDs, especialmente os aposentados e pensionistas impactados duplamente pelo peso das contribuições extraordinárias e das parcelas dos empréstimos.

Benefício é exclusivo para quem paga os equacionamentos

É fundamental reforçar que a suspensão temporária das parcelas dos empréstimos da Petros não é para todos. A medida beneficia exclusivamente os participantes e assistidos dos planos PPSP-R e PPSP-NR que estão sofrendo com os descontos dos PEDs.

Atenção para os prazos

Para garantir a suspensão do pagamento dos empréstimos já neste final de ano, os participantes e assistidos dos PPSPs precisam agir rápido e fazer a solicitação até esta sexta, 05 através da área do participante no sitio eletrônico ou aplicativo da Petros.

Solicitações até 05 de dezembro: Suspensão das parcelas de Dezembro de 2025, Janeiro de 2026 e Fevereiro de 2026.

Solicitações de 06 a 19 de dezembro: Suspensão das parcelas de Janeiro de 2026, Fevereiro de 2026 e Março de 2026.

Alertas importantes:

Em comunicado enviado por e-mail aos participantes e assistidos dos PPSPs, a Petros informou que:

Todos os participantes dos planos PPSP-R e PPSP-NR com contratos de empréstimos, com exceção de contratos inadimplentes e contratos cobertos pelo seguro prestamista que tenham a soma do prazo do contrato com a idade do participante maior ou igual a 100 anos.

IMPORTANTE: durante o período de suspensão, os valores referentes às taxas de administração, FQI e Fundo de Quitação por Morte ou Seguro Prestamista permanecerão sendo cobrados normalmente, e os juros e a correção monetária das parcelas suspensas serão incorporados ao saldo devedor. Destacamos, ainda, que os contratos suspensos não podem ser novados ou refinanciados, e a suspensão não libera margem consignável para outras obrigações.

Os pedidos de suspensão das parcelas dos empréstimos devem ser feitos exclusivamente pelo Autoatendimento, na Área do Participante do Portal Petros, seguindo o passo-a-passo abaixo:

  • Acesse a Área do Participante, com matrícula e senha Petros;
  • Clique no botão “Empréstimo”;
  • Clique no botão “Solicitação de empréstimo”
  • Clique no botão “Suspensão de empréstimo”, que estará disponível aos participantes que podem realizar a solicitação;
  • Selecione o seu e-mail e clique em enviar. Caso não possua e-mail cadastrado, entre em contato com o atendimento (Fale Conosco, Atendimento Online ou Central de Relacionamento);
  • Digite o código recebido no e-mail e clique em “Validar código”;
  • Selecione o contrato que deseja suspender e clique no botão “Suspender”.

 

 [Da comunicação da FUP, com informações da Petros]