O Sindipetro PR e SC convoca os trabalhadores e as trabalhadoras do Sistema Petrobrás (Petrobras, Transpetro e TBG), bem como aposentados e pensionistas, para Assembleia Geral Extraordinária (AGE), em todas as bases, a ser realizada em única sessão, nesta terça-feira (23), às 7h30, em primeira chamada, e às 8h, em segunda chamada.
Na pauta, estarão a discussão e a deliberação sobre o indicativo de aceitação da contraproposta apresentada pela Petrobrás e suas subsidiárias para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), bem como a suspensão da greve da categoria, iniciada no dia 15 de dezembro.
O Conselho Deliberativo da FUP aprovou, por ampla maioria, o indicativo após a empresa garantir que não haverá punições aos grevistas e que as subsidiárias irão acompanhar o ACT. A decisão leva em conta os avanços obtidos na reunião desta segunda-feira (22), que, somados às conquistas anteriores, atendem aos três eixos da campanha reivindicatória.
Entre os pontos acordados estão o abono de 50% dos dias parados, com o restante descontado sem reflexos ou convertido em banco de horas; a formalização de carta-compromisso para solução dos PEDs; a criação de um grupo de trabalho na Transpetro para garantir isonomia entre trabalhadores de Coari e Urucu; e o compromisso de instalar um Fórum para debater o fortalecimento do Sistema Petrobrás e a Pauta pelo Brasil Soberano.
Para o presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, o momento exige a participação ativa dos trabalhadores. “Chegamos a esta etapa porque houve luta, organização e pressão. Agora é hora de analisar com responsabilidade o que foi colocado na mesa e decidir coletivamente os próximos passos”, afirmou.
O Sindicato informa que o documento segue em análise pela direção e pelo jurídico da entidade. Não havendo apontamentos contrários, a assembleia será realizada conforme divulgado. O Sindipetro PR e SC também esclarece que, caso os indicativos sejam aprovados, os trabalhadores do regime de turno e do administrativo deverão se apresentar normalmente em seus respectivos locais de trabalho.
A participação de todos e todas é fundamental para garantir que a deliberação reflita a vontade da categoria e fortaleça a unidade construída ao longo da mobilização.
Confira os locais das assembleias e participe!
- Sede Curitiba (PR) – Rua Lamenha Lins, 2064, Rebouças
Todos os trabalhadores da Repar, Transpetro Repar, TBG Araucária, aposentados e pensionistas.
- Sede Regional de Paranaguá (PR) – Rua Odilon Mader, 366, Bairro Estradinha
Todos os trabalhadores do Tepar, aposentados e pensionistas.
- Sede Regional de São Mateus do Sul (PR) – Rua Paulino Vaz da Silva, nº 535
Todos os trabalhadores da Nesix, aposentados e pensionistas.
Virtual – Plataforma ZOOM: Link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/5Q-ONIlRSpyJeCUHPqdKRg
Todos os trabalhadores do Tefran, Temirim, Teguaçu, Tejaí, TBG, CDA Sul, aposentados e pensionistas.