Espaço dos Aposentados e Pensionistas

Auxílio funeral

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina dispõe do “Auxílio Funeral”, um benefício que os parentes dos aposentados/aposentadas que são sócios do Sindicato poderão utilizar com os seguintes serviços:

1 Do Sindipetro – PRSC

Poderão usar por um dos dois serviços abaixo, pagos pelo SINDIPETRO PR e SC, bastando para isso ligar Funerária Vaticano em Curitiba, telefones (41) 3153-7424 / (41) 3153-7425, ou Camboriú (crematório), telefones (47) 3361-0400 / (47) 3361-0171, ou Florianópolis nos telefones (48) 3236-3006 / (48) 3236-0100, ou Blumenau, nos telefones (47) 3038-8104 / (47) 3038-8106.

a) Funeral: Está incluída a preparação do corpo (assepsia, tamponamento, COM TANATOPRAXIA, e colocação de vestimentas); remoção e translado do corpo da cidade de falecimento até à cidade de sepultamento (limite de 100 km. O que exceder, a família pagará); urna mortuária (urna padrão 09 – independente da estatura do morto); véu de 2,00 X 0,80 m, com renda de 3 cm; ornamentação com flores artificiais ou da época; câmara ardente completa (castiçais, suportes, imagens de Cristo e velas); coroa com flores 1,50 X 0,80 m; livro de presença; capela vaticano, capela Santa Felicidade, capelas de cemitérios municipais ou capela conveniada, na cidade de sepultamento; 50 lembranças para cerimônia religiosa. Serviço de atendimento e orientação 24 horas.

OU

b) Cremação: Está incluído no processo de cremação o serviço de atendimento e orientação 24 horas; assessoria para documentação do processo de cremação; 72 horas de câmara fria, se necessário ou solicitado; capela de velório da Vaticano; cerimônia de despedida de acordo com a religião da família, com orador e chuva de pétalas; serviços básicos de café e recepção; cremação no Crematorium Vaticano; urna para as cinzas (modelo Vela Polonesa); 30 dias de uso do memorial de cinzas. Não estão incluídos o caixão e o translado.

Obs.: Se a família, por alguma razão, desista da cremação, poderá usar por 3 anos uma gaveta do Cemitério Vaticano. Acompanhamento de até 5 pessoas.

OU

c) SEPULTAMENTO: Locação de gaveta, no cemitério da Funerária Vaticano em Curitiba ou em São José SC, por 3 anos. Estão incluídos todos os trâmites. Ossuário disponível até a família definir o que fazer com ossos.

OU

d) Caso os familiares do sócio optem por não usar os serviços de funeral, cremação ou sepultamento, poderão solicitar ao Sindipetro PR e SC um auxílio funeral monetário, cujo valor é corrigido anualmente pelo IPCA de janeiro que, em 2017, era de R$ 2.940,73. Documentos necessários para receber o auxílio funeral: (1) A esposa – Apresentação de certidão de óbito, identidade da viúva, CPF, e conta corrente para o depósito. (2) Filhos – Certidão óbito e identidade, CPF e conta corrente do filho que receberá o valor. Os documentos devem ser apresentados na Secretaria Geral do Sindipetro PR e SC, na rua Lamenha Lins, 2064, Rebouças – Curitiba-PR.

1.1 Apoio Ortopédico: Para os sócios do Sindipetro PR e SC, a Vaticano oferece grátis, por 45 dias, bengala, muletas, andador, cadeira de banho e cadeira de rodas.

2 Da AMBEP

Caso o falecido também seja sócio da AMBEP (Associação Mantenedores Beneficiários Petros), duas possibilidades estão postas:

a) Caso o falecido tenha manifestado opção pela cremação, então os familiares devem usar os serviços do PÓS-VIDA da AMBEP e fazer a cremação pela Funerária Vaticano, usando o serviço de cremação pago pelo SINDIPETRO-PRSC, bastando para isso ligar, em Curitiba, para um dos telefones (41) 3153-7424 / (41) 3153-7425,ou Camboriú (crematório), telefones (47) 3361-0400 / (47) 3361-0171, ou Florianópolis nos telefones (48) 3236-3006 / (48) 3236-0100, ou Blumenau, nos telefones (47) 3038-8104 / (47) 3038-8106.

b) Caso o falecido não gostaria de ser cremado. Então, os familiares devem utilizar os serviços do PÓS-VIDA e todo o serviço funeral será coberto pela Seguradora SUL AMÉRICA. Depois solicitar, no Sindipetro PR e SC, o Auxílio Funeral em dinheiro, cujo valor é corrigido anualmente pelo IPCA de janeiro, que em 2017 foi de R$ 2.940,73.

3 Da Petros

Caso o falecido não seja sócio do Sindipetro PR e SC, nem da AMBEP, os familiares podem usar o serviço da Petros. Pois, fundação mantém convênio com funerárias de todo o Brasil. Vide página: https://www2.petros.com.br/web/guest/lista-de-funerarias

O responsável pelo sepultamento deve procurar uma das funerárias conveniadas com a Petros, apresentar cópia do último contracheque do participante e certidão de óbito e assinar o formulário de Autorização para Execução de Funeral (AEF).

O valor máximo para adiantamento das despesas com funeral é R$ 3.606,41. A Petros pagará as despesas à funerária e descontará o valor do pecúlio a ser pago aos beneficiários.

O participante poderá utilizar o empréstimo funeral da Petros no caso de morte de cônjuge ou companheiro(a), pai e mãe, filhos de qualquer idade e condição, e outros, desde que cadastrados na Petros como seus beneficiários. Neste caso, somente o próprio participante poderá assinar o formulário AEF.